23/10/2007

Este blog

Olá a todos!

A ideia deste blog surgiu num encontro de (antigos) elementos do grupo. O objectivo é que sejam vocês próprios a publicar textos, comentários, fotografias, assim como eu e a Uper já fizémos. Depois qualquer pessoa pode deixar comentários ao que cá está. O interesse é ter um "site" dinâmico onde se partilham opiniões, ideias, informações úteis, etc. Seria giro que alguém pusesse uma fotografia da sala e/ou da escola e o horário de encontros, assim qualquer pessoa fica a saber essa informação.

Perguntam vocês (ou não):

- o que raio é um blog?
- como é que isto funciona?

Não quero que vos falte nada! E para que o blog funcione como BLOG é preciso que todos saibam o que é. No meu tempo a internet ainda dava passos de criança, isto é, levava muito tempo a abrir uma página, e o e-mail era utilizado por muito poucos. Só existiam 2 computadores na biblioteca com acesso à internet, e a meia hora que lá estávamos só dava para ver a caixa de entrada do e-mail. Nas aulas de informática aprendíamos DOS (já ninguém sabe o que é isso). Como tal, custa-me muito a crer que jovens com mais de 15 anos só saibam fazer downloads de músicas e que sejam alheios à blogosfera.

Então, e para que não vos falte nada, vou explicar tudo. É muito simples: existe um administrador do blog (a prof. Teresa) que é como que "dona" do blog. Tem um login e uma password de acesso e, além de colaboradora/participante que publica coisas, tem poderes para vos enviar convites para serem participantes e publicarem à vontade aqui no blog. Isto quer dizer que não precisam de entregar textos à prof. Teresa para ela os colocar aqui, nem ela deverá dar-vos a password dela para o efeito.

Ao vosso lado direito podem ler o seguinte: "Se fazes ou fizeste parte do Improviso e queres participar no blog (i.e., publicar textos, fotos, videos) envia um e-mail para teatroimproviso@gmail.com." Isto quer dizer que devem enviar um e-mail para este contacto a dizer qualquer coisa do género "Olá, eu faço parte do grupo e quero participar no blog". Se forem de facto membros do grupo (ou tiverem sido), receberão um convite para terem o vosso próprio login (e password) para serem blogueiros (colaboradores) e publicarem (ou postarem, se preferirem) vocês próprios o que bem entenderem.

Também ao vosso lado direito, mas mais abaixo diz assim: "Não sabes o que é um blog? Então clica AQUI!" Já clicaram AQUI? Então cliquem em cima da palavra "AQUI" e verão que esta tem um link (hiperligação) para a Wikipedia (uma enciclopedia online) onde se explica o que é um blog.

Agora que já sabem o que é um blog, e qual é o objectivo do nosso, só precisam de receber o convite, tornarem-se colaboradores e começarem a escrever directamente aqui com as vossas próprias mãozinhas. Ainda têm a vantagem de o Blogger ter uma versão em português... (o inglês já não serve de desculpa...)

Para mais informações consultem:
http://www.blogger.com/
http://www.google.com/

Espero sinceramente que este post seja útil a quem dele precisava, e que seja ignorado por quem já sabia isto tudo (a esses, peço desculpa pelo incómodo).

1 comentário:

Anónimo disse...

Como um novato, eu estou sempre em busca de artigos que podem me ajudar. Obrigado Wow! Obrigado! Eu sempre quis escrever no meu site algo como isso. Posso tomar parte do seu post no meu blog?